por Daniel Domingues
Diariamente recebemos material
de todo Brasil de bandas que querem uma oportunidade no Rio e no país.
Você que é artista já deve ter reparado o quão importante é o show para a
Geração Youtube, que ouve música no maior site de vídeos do
planeta e nunca comprou um disco na vida, embora ouça muito mais música
do que seus pais jamais ouviram.
Essa geração mostra como serão as gerações seguintes, e como se ouvirá música.
Mais do que nunca é importante
as bandas se conscientizarem desse novo cenário cultural, ainda em fase
de transição, mas que já transformou a maneira de se produzir e ouvir
música. Vários textos serão publicados aqui, abordando esses assuntos.
Começamos com alguns tópicos acerca da pergunta que mais ouvimos:
1 – Conheça bem o seu
trabalho. Sua banda é diferente de tudo que já se fez? Cuidado para não
ser uma reprodução do que já foi feito anteriormente! Já filmou seu
próprio show para analisá-lo e melhorá-lo? Você certamente vai se
surpreender. Já definiu sua meta enquanto artista? Quem não sabe aonde quer chegar não chega a lugar algum…
2 – A primeira impressão é a
que fica e não haverá uma segunda quando há outras mil bandas para se
avaliar. Atualize todas as redes sociais com frequência. Poste apenas o que mostrar o melhor da sua banda e com boa qualidade de áudio (principalmente) e vídeo.
Vale voltar a lembrar que o youtube é o canal onde mais se ouve música
hoje em dia. Será por lá a primeira pesquisa sobre sua banda.
3 - O curador precisa sentir que a banda é o objetivo principal de vida de seus integrantes.
Se seu email for uma conta de hotmail, e não uma conta da banda, seu
rider técnico estiver desatualizado e mal feito, sua foto de divulgação
tiver sido tirada em um churrasco, seu vídeo no youtube possuir uma
quantidade ridícula de views, dentre outros desleixos, sua banda ainda
não é sua meta de vida. E se não o é, você provavelmente não vai ser
chamado para tocar. Não se escala em line up de festival uma banda que
pode acabar um mês depois. É queimar cartucho…
4 – Coloque seu telefone no
site da banda. Se surgir uma vaga para um show que precisa rapidamente
ser preenchida, a não ser que você possua um iphone para checar seus
emails a cada segundo, a probabilidade de lhe encontrarem por telefone é muito maior.
5 – Não seja insuportável.
Sim, infelizmente é preciso pedir isso… Tem artista que acha uma ótima
estratégia fazer com que o curador tenha vontade de se matar ligando
para ele antes das 9h da manhã de domingo pedindo para tocar e
insistindo em não desligar o telefone por mais que se implore para tal…
6 – Ainda na linha do ponto 5,
quando for fazer um show lembre-se que os produtores conversam entre
si. Se sua banda dá trabalho para a produção local, diminui muito as
chances de você ser convidado para outros shows. Por outro lado, a banda que colabora
respeitando horários de passagem de som, ajudando a divulgar o próprio
show e das demais bandas a se apresentarem no mesmo dia, cumprindo
horários de início e término de apresentação e entendendo que o camarim é
um local de relaxamento pré-show, e não um espaço para sua banda fazer
uma rave, será chamada outras vezes para tocar.
7 – Muito cuidado na hora de
escolher um produtor. Muitas bandas boas já perderam shows pois seus
produtores são super enrolados, ou difíceis de se encontrar, ou não
respeitam o ponto 5 deste texto. Seu produtor precisa estar sempre
online (em tempos de internet no celular isso é obrigação), ter rider,
foto em alta e release atualizados de sua banda, e ter a ciência de que,
por melhor que seja o seu som, ele vale o quanto pesa, ou seja, vale o quanto você leva de público.
Exceções: shows em SESC, festivais com mega patrocínio, shows para
Prefeituras. Mesmo assim, não dá para ignorar os altos custos de se
manter uma casa de shows cobrando hotel 5 estrelas no Rio de Janeiro
para uma banda cujo público não lota um elevador.
8 – Apareça! Frequente mais as redes sociais e os shows.
Conheça mais artistas e produtores. Troque informações, contatos de
prensagem de disco, de estúdios de gravação, de casas de show e etc.
Conheça mais blogueiros e jornalistas. Isso não só tornará sua banda
melhor e mais preparada como ampliará a possibilidade dela chegar aos
ouvidos dos curadores.
9 – Descubra seu nicho e junte-se a ele.
Estimule ações em rede para fortalecê-lo, colocando essas bandas para
tocar juntas, divulgando-as online. Não queira apenas tocar em sua
cidade. Utilize seus contatos para tocar nas mais variadas cidades e
para levar sua música ao maior número de ouvidos. Só não fique jamais
esperando que sozinho você chegará em algum lugar. E muito menos achando
que se você tem público em sua cidade apenas, será o suficiente para
sobreviver de música.
Ponte Plural
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