quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como faço para tocar?

por Daniel Domingues

Diariamente recebemos material de todo Brasil de bandas que querem uma oportunidade no Rio e no país. Você que é artista já deve ter reparado o quão importante é o show para a Geração Youtube, que ouve música no maior site de vídeos do planeta e nunca comprou um disco na vida, embora ouça muito mais música do que seus pais jamais ouviram.

Essa geração mostra como serão as gerações seguintes, e como se ouvirá música.

Mais do que nunca é importante as bandas se conscientizarem desse novo cenário cultural, ainda em fase de transição, mas que já transformou a maneira de se produzir e ouvir música. Vários textos serão publicados aqui, abordando esses assuntos. Começamos com alguns tópicos acerca da pergunta que mais ouvimos:

Como faço para tocar?

1 – Conheça bem o seu trabalho. Sua banda é diferente de tudo que já se fez? Cuidado para não ser uma reprodução do que já foi feito anteriormente! Já filmou seu próprio show para analisá-lo e melhorá-lo? Você certamente vai se surpreender. Já definiu sua meta enquanto artista? Quem não sabe aonde quer chegar não chega a lugar algum…

2 – A primeira impressão é a que fica e não haverá uma segunda quando há outras mil bandas para se avaliar. Atualize todas as redes sociais com frequência. Poste apenas o que mostrar o melhor da sua banda e com boa qualidade de áudio (principalmente) e vídeo. Vale voltar a lembrar que o youtube é o canal onde mais se ouve música hoje em dia. Será por lá a primeira pesquisa sobre sua banda.

3 - O curador precisa sentir que a banda é o objetivo principal de vida de seus integrantes. Se seu email for uma conta de hotmail, e não uma conta da banda, seu rider técnico estiver desatualizado e mal feito, sua foto de divulgação tiver sido tirada em um churrasco, seu vídeo no youtube possuir uma quantidade ridícula de views, dentre outros desleixos, sua banda ainda não é sua meta de vida. E se não o é, você provavelmente não vai ser chamado para tocar. Não se escala em line up de festival uma banda que pode acabar um mês depois. É queimar cartucho…

4 – Coloque seu telefone no site da banda. Se surgir uma vaga para um show que precisa rapidamente ser preenchida, a não ser que você possua um iphone para checar seus emails a cada segundo, a probabilidade de lhe encontrarem por telefone é muito maior.

5 – Não seja insuportável. Sim, infelizmente é preciso pedir isso… Tem artista que acha uma ótima estratégia fazer com que o curador tenha vontade de se matar ligando para ele antes das 9h da manhã de domingo pedindo para tocar e insistindo em não desligar o telefone por mais que se implore para tal…

6 – Ainda na linha do ponto 5, quando for fazer um show lembre-se que os produtores conversam entre si. Se sua banda dá trabalho para a produção local, diminui muito as chances de você ser convidado para outros shows. Por outro lado, a banda que colabora respeitando horários de passagem de som, ajudando a divulgar o próprio show e das demais bandas a se apresentarem no mesmo dia, cumprindo horários de início e término de apresentação e entendendo que o camarim é um local de relaxamento pré-show, e não um espaço para sua banda fazer uma rave, será chamada outras vezes para tocar.

7 – Muito cuidado na hora de escolher um produtor. Muitas bandas boas já perderam shows pois seus produtores são super enrolados, ou difíceis de se encontrar, ou não respeitam o ponto 5 deste texto. Seu produtor precisa estar sempre online (em tempos de internet no celular isso é obrigação), ter rider, foto em alta e release atualizados de sua banda, e ter a ciência de que, por melhor que seja o seu som, ele vale o quanto pesa, ou seja, vale o quanto você leva de público. Exceções: shows em SESC, festivais com mega patrocínio, shows para Prefeituras. Mesmo assim, não dá para ignorar os altos custos de se manter uma casa de shows cobrando hotel 5 estrelas no Rio de Janeiro para uma banda cujo público não lota um elevador.

8 – Apareça! Frequente mais as redes sociais e os shows. Conheça mais artistas e produtores. Troque informações, contatos de prensagem de disco, de estúdios de gravação, de casas de show e etc. Conheça mais blogueiros e jornalistas. Isso não só tornará sua banda melhor e mais preparada como ampliará a possibilidade dela chegar aos ouvidos dos curadores.

9 – Descubra seu nicho e junte-se a ele. Estimule ações em rede para fortalecê-lo, colocando essas bandas para tocar juntas, divulgando-as online. Não queira apenas tocar em sua cidade. Utilize seus contatos para tocar nas mais variadas cidades e para levar sua música ao maior número de ouvidos. Só não fique jamais esperando que sozinho você chegará em algum lugar. E muito menos achando que se você tem público em sua cidade apenas, será o suficiente para sobreviver de música.

10 – Fazer Música é uma Arte. Divulgar e Distribuir Música são um Negócio. Deal with it…

Ponte Plural

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