A estruturação de uma tour nacional possibilita ao artista a formação de público por uma forma mais direta, sem a necessidade obrigatória, por exemplo, de ter lançado um CD no mercado. Mas para realizar um projeto desse tipo, não basta apenas querer, o músico deve, à priori, elaborar um planejamento antecipado com todas as preocupações de uma viagem e da produção do evento em si.
Para o planejamento, o primeiro passo é mapear as rotas existentes e estratégicas para o artista e com isso, elaborar um plano de viabilização dessa circulação. Ainda que o músico conte com um financiamento para executar a tour, é imprescindível a articulação com parceiros locais, uma vez que existe a necessidade de minimizar os gastos, pois circular num país com dimensões continentais é muito caro e algumas vezes até inviável.
Fora do país
Em uma circulação internacional, o planejamento deve ser feito com antecedência e com mais atenção em relação às regras de entrada, como, por exemplo, os vistos e seguros nos países que irão receber a tour, porque dependendo do local, os custos podem dobrar, com o acréscimo de documentação. Além da articulação internacional, o músico deve colocar no seu backline tudo aquilo que ele possa levar de equipamentos importantes, pois em alguns países, como no caso da Inglaterra, os espaços disponíveis para shows são desprovidos desses material.
O desafio na carreira internacional é conquistar o público. Considerando que poderá existir uma barreira linguística, mas, fácil de ser superada pela própria música, detentora de um poder de comunicação que vai além da tradução textual. Paciência e motivação também são habilidades requisitadas para fazer shows internacionais, que podem estar esvaziados de público, dependendo do festival.
Para uma banda iniciante, um projeto de circulação vai além da formação do público e da divulgação de sua música. Ele possibilita a maturidade do artista no palco, pois o produtor local deve planejar o show em um espaço adequado à experiência da banda, fazendo desta forma um nivelamento de carreira. Como essa é uma experiência bastante interessante para todo músico, o Encontro Internacional da Feira da Música traz em sua programação a oficina Estruturando Tours Nacionais e Internacionais, que será ministrada por Raphael Evangelista. Ele é violoncelista do duo Finlandia e organiza sua própria tour.
O duo Finlnadia vai realizar na casa de teatro dona zefinha no domingo dia 11/12 as 15h o workshop "estruturando turnês" para artistas de todas as áreas interessados em entender melhor como executar projetos desse teor.
Pela primeira vez em Itapipoca o grupo se apresenta no FRATELLOS SUSHI BAR ás 20:30 no dia 11/12. Gratuito!!!
myspace.com/finlandiamusica
myspace.com/finlandiamusica
Nenhum comentário:
Postar um comentário