segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Patos Mojados e a contaminação da alegria!!!

Final de semana movimentado na casa de teatro dona zefinha. O grupo Argentino Pato Mojado da cidade de Rosário vai ficar na memória. Além de ministrar o workshop de Introdução ao Humor e recursos para uma atuação cômica inaugurou o mais recente programa da casa de teatro: o Rua da Alegria…


Após o workshop, que contou com a presença de membros dos grupos Balé Baião, NACE, Dramas de Itapipoca e Orquestra UNISOL, os PATOS MOJADOS poderam se deliciar com a costela de carneiro feito pela dona Mazé… 





O largo da Igreja de São Sebastião virou terreiro da alegría… A comunidade trouxe suas cadeiras e a igrejinha ofertou bancos para melhor acomodar os curiosos que chegavam de mansinho e aos poucos formaram uma platéia generosa e ávida para degustar o espetáculo encantador dos PATOS MOJADOS!



SERTÃO EM DOCUMENTO – DOSSIÊ URBANO EM CONSTRUÇÃO


Grupo de Teatro de Rua Cearense realiza circulação
em assentamentos rurais do Nordeste.

Um dossiê cênico, repleto de documentos e discursos encenados. Amparado por uma estética brechniana, 06 atores performers compõem o espetáculo “Sertão.doc”, do grupo cearense Nóis de Teatro que está encerrando a segunda etapa de circulação pelo Nordeste brasileiro com o patrocínio do Programa BNB de Cultura 2011 – Parceria BNDES.

O espetáculo, vencedor do Prêmio Funarte Myriam Muniz 2009, surge de um intenso processo de pesquisa sobre as manifestações culturais camponesas no Ceará, investigando também a hodierna questão que envolve as lutas contra o latifúndio e o agronegócio. Fazendo um paralelo entre o teatro de rua contemporâneo e a cultura popular tradicional, de forma a não reproduzi-la, mas ressignificá-la, o espetáculo busca, acima de tudo, trazer à tona a questão social da luta pela terra na construção da reforma agrária brasileira, revelando o pensamento urbano acerca do assunto em questão. Com direção geral de Murillo Ramos, “Sertão.doc” celebra a culminância de vivências e experiências que os atores-pesquisadores do Nóis de Teatro têm tido com a questão da reforma agrária, visitando assentamentos e grupos culturais do Nordeste, com a assessoria do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA-CE). Nessa etapa de circulação o grupo contou ainda com o apoio do GT Nacional de Arte e Cultura na Reforma Agrária, da Vice-Governadoria do Maranhão e do SESC-BA.

O Nóis de Teatro tem atuado em praças, ruas, vielas, periferias de Fortaleza, além de assentamentos rurais. Com notoriedade no seu trabalho local, o grupo, que acabou de ser contemplado com o Premio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011 com o projeto de 10 anos da cia, tem ampliado as suas atividades, realizando atualmente um circuito nacional, tendo participado com “Sertão.doc” de festivais importantes, tais como a XII Mostra Sesc Cariri de Cultura, o III Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre e a VII Mostra SESC de Artes – Aldeia Pelourinho, tendo já passado por alguns estados brasileiros. A notoriedade que o grupo tem recebido é sinal de um trabalho fortemente engajado na comunidade em que atua, porém interligado com o restante da cidade, elaborando intervenções urbanas e fortalecendo a sua pesquisa acerca da poética do espaço.

Nos últimos dois anos de atividades, o foco de trabalho do grupo tem sido a pesquisa acerca da questão sertaneja e da Terra, a partir da parceria efetiva com o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (PACRA). Essa parceria tem debatido com os assentamentos visitados a poética, estética e técnica utilizada pelos grupos, discutindo também o conceito de campo no Ceará e a realidade cultural da comunidade visitada. Atualmente, essa ação tem o patrocínio do Banco do Nordeste, através do projeto SERTÃO EM DOCUMENTO – Dossiê urbano em Construção, que surgiu por uma demanda vinda das próprias comunidades assentadas, que tem solicitado ao Nóis de Teatro a visita com o espetáculo, tendo em vista a boa repercussão nos assentamentos visitados e nas temporadas em Fortaleza. Atualmente, o grupo tem visitado assentamentos de reforma agrária do Nordeste brasileiro discutindo com as comunidades visitadas a temática do espetáculo num processo de construção do dossiê cênico do grupo, dando continuidade a pesquisa, tratando o espetáculo como uma obra aberta, sempre em processo de construção.

O espetáculo, que já passou por mais de quinze assentamentos, entre os estados do Ceará, Maranhão e Bahia, segue agora para o município de Itapipoca. A programação acontecerá no dia 30 de novembro, quarta-feira, as 20h, na Praça do Hotel, em Itapipoca, numa ação itinerante da Casa de Teatro da Dona Zefinha, equipamento cultural e cênico gerido pelo Grupo Dona Zefinha, espaço que é uma plataforma para realização de ações formativas, compartilhamento de idéias e pensamentos sobre o universo das artes cênicas. Esse encontro do Nóis de Teatro com a Dona Zefinha em Itapipoca é um marco na circulação de “Sertão.doc”, tendo em vista que o processo de montagem começou nesse município em meados de 2010, onde houve encontros com Orlângelo Leal, que fez a assessoria de pesquisa e de sonoplastia do espetáculo.

Na quinta-feira, dia 01 de dezembro, o grupo segue para o Assentamento Maceió, também em Itapipoca, onde apresentará o espetáculo na noite cultural da comunidade. Apresentar nos assentamentos de reforma agrária é, para o Nóis de Teatro, estratégia fundamental para o fortalecimento do discurso do espetáculo, que da cidade até o campo, num teatro fortemente engajado, aponta um forte debate acerca da atual problemática do campo: o agronegócio.

Maiores informações sobre o Coletivo Nóis de Teatro podem ser visualizadas no blog noisdeteatro.blogspot.com.


SERVIÇO

Sertão.doc
Nóis de Teatro – Fortaleza (CE)
Dias 30 de novembro, às 20h – Praça do Hotel – Itapipoca | Apoio: Casa de Teatro da Dona Zefinha
Dias 01 de dezembro, às 20h – Assentamento Maceió – Itapipoca
Classificação Etária: Livre | Gratuito

Maiores informações: (85) 8720.1135 / 9920.1134

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conexão Itapipoca x Argentina

A casa de teatro dona zefinha começa uma série de atividades fora da sede do grupo por meio do RUA DA ALEGRIA invandindo os "não-lugares" com  intervenções performáticas de teatro, circo e música. Programação gratuita!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tangolomango!!!


Vai começar o festival da diversidade cultural Tangolomango. Nesta edição o evento faz conexão com a Argentina. Orlângelo Leal foi convidado para fazer a direção musical que neste ano tem como atrações os grupos: Maracutaia, Caixa Preta, Urraka, Intrépida Trupe, Castadiva, Cia. Urbana de Dança e La arena.
O circo voador vai receber um espetáculo que mistura circo, dança e música...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Furdunço na casa


Em sete meses de atuação a casa de teatro tem interferido na rotina do bairro Jenipapo. Espetáculos de teatro, música, oficinas, ensaios, debates, gravação de disco e uma porção de pessoas estranhas de diversos lugares do mundo, já visitaram a casa para deixar sua contribuição... Foram mais de 20 eventos entre leitura dramática, chá de idéias, workshop, Arte retirante e mostra de repertório. Foram mais de 15 artistas/grupo que passaram por cá, mobilizando um público médio de 700 pessoas...

O casamento de Tabarim


Em 2011 Dona Zefinha visitou as cidades de Novas Russas, Cruz, Hidrolândia, Miraíma, (São Gonçalo Distrito de Itapipoca), Arneiroz, Morrinhos, Jaguaribe e Ipaporanga com a circulação de "O Casamento de Tabarim" através do edital Artes Cênicas na Rua, FUNARTE. Um público médio de 6 mil pessoas se divertiram com o espetáculo...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DONA ZEFINHA NO VI FESTIVAL DOS INHAMUNS 2011 - CIRCO, BONECOS E ARTES DE RUA

Dona Zefinha segue estrada para apresentar o espetáculo "O Circo sem teto da lona furada dos Bufões" na programação do VI Festival dos Inhamuns 2011 - Circo, Bonecos e Artes de Rua na cidade de Arneiroz - Ce.

O festival é uma celebração da diversas artes do circo e artistas de rua.

Dia 02 de novembro de 2011, as 20h

Gratuito!

Saiba mais da programação acessando VI Festival dos Inhamuns 2011