quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1ª Festival Noredestino de Arte e Cultura




O I Festival Nordestino de Arte e Cultura acontece nos próximos dias 2 e 3 de março, no BNB Clube – Sede Aldeota. O evento, de cunho educativo e de integração, é uma parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e Instituto Semente das Artes, e conta com o apoio do Banco do Nordeste.

Os dois dias do festival serão gratuitos à comunidade, que poderá se inscrever no local. Serão realizadas oficinas de pintura, teatro, dança, canto e mostra de curtas. Além disso, haverá atrações artísticas como a percussão de Samuka Batera, voz e violão com Gildomar Marinho e Nilo Alves Júnior, Banda Dona Zefinha, forró pé-de-serra “Somos Nordestinos” e Nando Cordel. Durante todo o evento, acontecerão apresentações artísticas de todas as comunidades envolvidas com o projeto NAE.

O I Festival Nordestino de Arte e Cultura foi idealizado a partir de ações realizadas pelo Núcleo de Artes, Educação e Eventos (NAE), que promovem o desenvolvimento humano e socioeconômico, por meio de ações culturais e criativas, atuando em comunidades onde o INEC desenvolve o projeto Espaços de Leitura, incentivando práticas artísticas, educativas e culturais.

Serviço:
Festival Nordestino de Arte e Cultura.
Dias 02 e 03 de março a partir das 8h30.
Local: Bnb Clube – Sede Aldeota (Av. Santos Dumont, 3.646 - Aldeota) 




Informações:
Contato: 3209.9241/ 3044.9565

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Flavio Paiva lança novo site




O jornalista, escritor e compositor Flávio Paiva acaba de lançar o seu novo site http://www.flaviopaiva.com.br/  desenvolvido pela Pirambu Digital, uma cooperativa formada por jovens que trabalham com tecnologias digitais.

Nele, você vai encontrar 461 artigos,  11 ensaios, 88 partituras, 66 trechos de vídeos, fotos, entrevistas e outros conteúdos produzidos nos meus mais de 30 anos de trabalho. Tudo dentro de um conceito de "Cultura Livre Brasileira", que valoriza o uso social dos conteúdos.

Para entender melhor a proposta do site a sugestão é acessar os conteúdos sobre o lançamento, que estão nos seguintes links:

ARTIGOS
(Minha coluna desta quinta-feira, 23/02, sobre a Pirambu Digital)
http://www.flaviopaiva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1146:a-cooperativa-p irambu-digital-jornal-o-povo-23022012&catid=15:artigos&Itemid=39


VIDEOS
(Video da Comunik Filmes sobre a Pirambu Digital e o processo de desenvolvimento do site)
http://www.flaviopaiva.com.br/index.php?option=com_hwdvideoshare&task=viewvideo&Itemid=12&video_id=66


FOTOS
(Imagens de Raíssa Veloso, com falas de apresentação do site, por Josilda Ribeiro, Mauro Oliveira e Flávio Paiva, gravadas por Andréa Pinheiro e Eriberto Sales, com transcrição de Nathália Cardoso)
http://www.flaviopaiva.com.br/index.php?option=com_phocagallery&view=category&id=45:novo-site-flavi o-paiva-2012&Itemid=42


ENTREVISTAS
(Entrevista concedida por Flávio Paiva ao repórter Eriberto Sales, da Rádio Universitária FM)
http://www.flaviopaiva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1144:entrevista-com-flavio-pai va-por-eriberto-sales-fm-universitaria-1079&catid=17:entrevistas&Itemid=10

RECORTES
(Matéria de Naiana Rodrigues, do Diário do Nordeste, sobre o lançamento do site)
http://www.flaviopaiva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1151:em-prol-do-acesso-livre-a-cultura-diario-do-nordeste-3 0012012&catid=12:recortes&Itemid=14





Sobre Flávio Paiva

Flávio Paiva é um jornalista, escritor e compositor cearense, natural de Independencia/Ce. Atualmente mora em Fortaleza com a família. É colunista semanal do jornal Diário do Nordeste, desde 19/03/2005.

É autor de livros nas áreas de cultura, cidadania, gestão compartilhada, mobilização social, memória e infância, dentre os quais: Como braços de equilibristas (Edições UFC, 2001), Mobilização social no Ceará (Edições Demócrito Rocha, 2002), Anel de barbante – ensaios de cultura e cidadania (Omni Editora, 2005), Os cinco elementos da gestão compartilhada (Qualitymark Editora, 2001), Eu era assim – Infância Cultura e Consumismo (Cortez Editora, 2009) e Toinzinho e Socorro - uma intensa e fervorosa flor (Independente, 2011).

Para crianças escreveu e compôs, Flor de maravilha – vinte histórias e vinte músicas (2004), Benedito Bacurau – o pássaro que não nasceu de um ovo (2005), A festa do Saci (2007), Titico achou um anzol, aventura com aves e animais da caatinga (2007), Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol (2005) e A casa do meu melhor amigo (2010), todos editados pela Cortez Editora. Em 2009, publicou Jangadeiro Pequenino (poesia), pelas Edições Demócrito Rocha, e em 2011 integra o livro Saci – 7 autores 7 histórias, da editora Mundo Mirim, organizado pelo jornalista Mouzar Benedito.

O autor tem participado também de ensaios em coletâneas, a exemplo da Rumos Brasil da Música: pensamentos e reflexões (Itaú Cultural, 2006), ONGs no Brasil – perfil de um mundo em mudança (Fundação Konrad Adenauer/Abong, 2003), Ceará de corpo e alma – um olhar contemporâneo sobre a Terra da Luz (Relume Dumará, 2002), Na trilha do disco – relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil (E-papers, 2010) e Guia Cultural Brasileiro (Editora SESC SP, 2010).

Como coordenador editorial e organizador publicou Terra Feita de Gente – Uma História de Emancipação Social no Ceará (Raiz e Antena, 2003) e Parece que foi amanhã – as ideias que levaram ao futuro o empresário, patriarca e cidadão José Macêdo (Omni, 2009).

Nas três últimas décadas Flávio Paiva tem participado intensamente de ações culturais e de cidadania, a exemplo da sua atuação como: Conselheiro do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – Cetra; Membro efetivo do Grupo de Cultura e Identidade, do Planejamento Estratégico da Região Metropolitana de Fortaleza – Planefor; Coordenador do Fórum pelo Fortalecimento da Música Plural Brasileira; Integrante do grupo de formulação e articulação do Pacto de Cooperação do Ceará; Membro-fundador e consultor de Comunicação e Cultura do Instituto Equatorial de Cultura Contemporânea; Conselheiro eleito do Movimento Pró-Mudanças e conselheiro do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

Por seu trabalho como jornalista, escritor e ativista cultural, Flávio Paiva tem recebido várias premiações e manifestações de reconhecimento público, tais como: o Título de Cidadão de Fortaleza – Câmara Municipal de Fortaleza; a Medalha Capistrano de Abreu, instituída por ocasião do sesquicentenário de nascimento do célebre historiador brasileiro, nascido no Ceará – Prefeitura Municipal de Maranguape; a menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e Anistia Internacional; a Comenda do Dia da Cultura e da Ciência – Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, Funcet/Prefeitura Municipal de Fortaleza; e a condecoração do Conservatório Alberto Nepomuceno por seu trabalho musical dirigido à criança. Em 2010, foi escolhido como um dos 30 cearenses mais influentes pela Revista Fale!, de Fortaleza.

Graduado em Comunicação Social (UFC) é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações (UFC). Trabalha desde 1988 como Secretário-Executivo de Comunicação no grupo J.Macêdo. Foi assessor de comunicação da Administração Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC (1982/1985), repórter, redator e editor-adjunto no Segundo Caderno do jornal O Povo (1985/1987), editor e redator da coluna Apóstrofo e da tira de HQ Naftalinas (em parceria com Válber Benevides), no jornal O Povo (1986/1988), articulista do caderno Vida & Arte, do jornal O Povo (1999/2003). Em 19/03/2005 estreou como colunista do Diário do Nordeste, onde escreve semanalmente até hoje. Flávio Paiva é Técnico em Turismo, pela Escola Técnica Federal do Ceará (1976/1979), fez o Ensino Fundamental no Ginásio Sant'Anna (1970/1975) e nas Escolas Reunidas de Independência (1966/1969).



 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O carnaval e a cidade

por Orlângelo Leal
 

“Arranca o dente, arranca o dente e vem brincar com a gente...”
Os Besouros

A cidade de Itapipoca tem tradição carnavalesca. Desde os glamorosos bailes do clube social  imperatriz ou no carnaval de rua, com o desfile de blocos e escolas,  foliões fantasiados  ou não, travam batalhas de confete e serpentina  para a alegria da festa momina na terra dos três climas. 

Nos anos sessenta surge o maracatu “As de Espada” fundado por João pretinho, José Felix, e Chico vermelho  colocando  Itapipoca na história do carnaval Cearense como sendo uma das únicas cidades do interior  com um Maracatu em atividade. 


Nos anos setenta e oitenta participar de um bloco era moda. Dentre os mais famosos destaque para “Os Besouros” e “Os Tesouras” que animavam a galera com suas alegorias e canções de protesto de botequim. O bloco dos sujos, o mais popular e eclético dos blocos, partindo do bairro Fazendinha arrastando centenas de foliões é o mais esperado do desfile, trazendo as tradicionais personas como o defunto, o jumento, os homens travestidos e tantas outros excêntricas fantasias que remonta as mais antigas tradições do entrudo brasileiro.



As escolas de samba por sua vez merecem comentário. A primeira delas o “PTA” que surgiu como bloco nos anos sessenta e atingiu o patamar de escola chegou a ser campeã nos anos oitenta. Nos anos noventa escolas como “Aquarela do Samba” e “Vila da Imperatriz” juntamente com o bloco “Fuampas” disputaram a premiação na avenida Anastácio Braga, colorida e enfeitada de foliões e admiradores que enchiam a antiga praça Perilo Teixeira, ávidos para degustar o lado mais lúdico da festa da carne, onde criatividade e ousadia tornam-se combinação perfeita para um carnaval cheio de imaginação e comunhão.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Baile da zefinha!

No baile da zefinha diversão é palavra de ordem. O repertório é composto por marchinhas e músicas infantis. Uma festa para crianças de todas as idades que brincam ao som de frevo, samba, maracatu... E outras canções!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

dona Zefinha na coletânea do compacto.Rec


O lançamento mês de novembro de 20111 do Compacto.Rec foi a Coletânea Fora do Eixo Especial, feita em parceria com a Funarte. São 14 faixas representando vários estilos e regiões diferentes do Brasil.

O Compacto.rec é o selo virtual colaborativo do Fora do Eixo que lança álbuns completos para download gratuito, realizando uma divulgação integrada do lançamento por todo o país.

Os álbuns são disponibilizados em um formato diferencial, com músicas, fotos, vídeos, buscando valorizar o formato virtual de acesso ao material.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

sonhos e desejos...

por Thais Andrade


A imersão de planejamento da Dona Zefinha iniciou ontem, na Casa de Teatro Dona Zefinha, em Itapipoca, com o vídeo “Todos nós queremos ser jovens”, apresentado por Orlângelo Leal, mostrando logo de cara que o grupo se via como agente transformador, fazendo o que estava ao seu alcance para contribuir na transformação da sociedade.




Em seguida, foi apresentado o relatório contendo os indicadores de todas as atividades realizadas na Casa de Teatro e ações do grupo em 2011, para posteriormente, os integrantes começarem a relatar os pontos positivos e negativos das atividades executadas ano passado. Vários aspectos relevantes foram verificados, como: maior quantidade de publico em eventos realizado durante a semana, dificuldade na distribuição do tempo entre as atividades de gestão da casa e da banda com as atividades de criação, necessidade de organização do acervo e material produzido pelo grupo, o bom resultado de publico obtido apenas com divulgação da programação em redes sociais e newsletter e necessidade de ampliação na relação junto a comunidade do entorno da Casa de Teatro. Em cima dos vários aspectos listados foram discutidas ações no sentido de solucionar os problemas, sanar os pontos negativos e potencializar os positivos. Nesses relatos ficou fácil perceber que o grupo já tem um certa tecnologia desenvolvida e que tem funcionado, mantendo o grupo ativo ao longo desses 20 anos de carreira.



No horário da noite, foi apresentado o projeto aprovado no Edital Mirian Muniz, que consiste em diversas ações de formação dentro da Casa de Teatro Dona Zefinha que culminarão na criação de um espetáculo cênico. A partir das atividades proposta nesse projeto, e das ações executadas na casa, foram tiradas diversas frentes de trabalho e seus respectivos coordenadores e base, formando núcleos de trabalho.

Hoje a proposta é fazer o cardápio de serviços da Casa de Teatro e de seus integrantes, pensar o planejamento artístico do grupo e programar ações em conjunto com a Casa Fora do Eixo Nordeste.

Muito trabalho pela frente!